terça-feira, 9 de outubro de 2012

4G chega ao Brasil


Parte do Brasil deve ter acesso à conexão 4G até 2014, mas vai levar tempo para os brasileiros alcançarem a velocidade desfrutada pelos norte-americanos


Por Marina Mattos
4G é a quarta geração de telefonia móvel, que alcança velocidades próximas a conexões fixas. Existem ao menos duas tecnologias consideradas 4G: a WiMax e LTE (Long Term Evolution). A LTE está sendo implementada no Brasil. Dependendo do aumento da velocidade oferecida, será possível carregar vídeos em alta definição sem interrupções, podendo gerar novos negócios que estudem a nova velocidade móvel. Em resumo, o que a difere da 3G é que teremos uma conexão mais estável e com maior velocidade.
Quem quiser possuir a conexão 4G deverá comprar algum smartphone ou tablet que suporte-a nas frequências brasileiras. A terceira geração do iPad foi feita para funcionar em redes 4G no Canadá e nos Estados Unidos, que têm frequências diferentes da no Brasil. No entanto, o tablet pode se conectar a redes HSPA+ com velocidade de 3 Mbps, maior do que a 3G.
Apesar disso, a maior dificuldade na sua implantação seria o número de usuários. Inicialmente, a tecnologia seria voltada apenas para a classe alta. O aparelho com 4G é muito caro e a maioria dos brasileiros ainda não utiliza nem o pacote 3G. Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), 82,19% (159,8 milhões) dos dispositivos são pré-pagos. Sem muitos usuários, a 4G não deve operar na sua velocidade máxima. O funcionamento da rede é um processo de evolução.
Vivo, Claro, Oi e Tim foram as grandes vencedoras do leilão da 4G feito pela Anatel. O maior obstáculo dessas operadoras, na Copa de 2014, será quando centenas de milhares de turistas não tiverem acesso à conexão 4G, devido a tecnologia estrangeira não ser compatível com a brasileira. A única opção seria utilizar o HSPA+, que congestionaria a rede. Até abril de 2013 as empresas devem ter conexões 4G nas cidades-sede dos jogos da Copa. São elas: Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Já as sedes e sub-sedes da Copa do Mundo, como São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Manaus, Cuiabá e Natal, deverão ter cobertura 4G até o fim de 2014.
De acordo com o cronograma da Anatel, todos os municípios com mais de 100 mil habitantes terão sinal 4G até 31 de dezembro de 2016.
A operadora Claro disponibilizou no site a informação de que já foi iniciada a operação da nova rede em caráter experimental e assumiu o compromisso com a Anatel de instalar e oferecer planos até 2013 em outras cidades que vão sediar a copa, como Manaus, Cuiabá, Natal, Porto Alegre e São Paulo. Já as operadoras Vivo, Oi e Tim não apresentaram seus planos nos respectivos sites.
O Brasil sempre tenta acompanhar as novas tecnologias, mas será que estamos economicamente preparados para esse avanço? A nova rede depende de muitos fatores e tem funcionado nos países desenvolvidos. Porém, o alto custo que teria o acesso à este benefício deixa transparecer grande defeito para um projeto de país subdesenvolvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário