quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Fim de visto pode estar próximo “é algo que estamos interessados”, diz Secretária de Segurança Nacional dos Estados Unidos



Brasil enviou para os EUA desde 2011 mais 1,8 milhões de turistas que gastaram em media R$10 mil reais por viagem. 


Brasil enviou para os EUA desde 2011 mais 1,8 milhões de turistas que gastaram em media R$10 mil reais por viagem. Fim do visto esta próximo, tal acordo depende do nível de rejeição ao vistos de brasileiros, hoje Brasil tem 3,8% de rejeição. O acordo consta de uma declaração conjunta de intenções assinada pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, e pela secretária de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Janet Napolitano. Segundo secretaria o fim do visto “é algo em que estamos interessados e vamos nos certificar de que isso ocorra, e vamos trabalhar nesse sentido”.


No mês de outubro foi realizada uma reunião em Washington para discutir a possibilidade de fim do visto obrigatório, caso a medida seja aprovada, o Brasil também poderá deixar de exigir o visto para a entrada de norte-americanos nenhuma decisão foi tomada ainda, porem os dados indicam que seria uma boa escolha para ambas as partes, já que o Brasil vem enviando muitos turistas para os EUA o que movimenta a economia principalmente a do setor de compras.

Em 2010, o visto americano passou a ter validade de 10 anos e não mais de 5 para viagens de turismo e de negócios realizadas por brasileiros. Já em janeiro, os EUA decidiram tornar mais rápida a concessão de vistos para brasileiros. Agora, menores de 16 anos, maiores de 66 anos e quem estiver renovando vistos de negócios e turismo (B1 e B2), trânsito (C1/D), estudante acadêmico (F) e estudante de escola técnica (M) com visto anterior expirado nos últimos 48 meses passarão por um processo simplificado, o que facilita ainda mais a concessão dos vistos.


“Não creio que haverá nesta rodada de conversas uma decisão sobre eliminação de vistos, mas [isso] foi fixado até como objetivo a ser perseguido, tendo em vista a avaliação positiva da presença brasileira nos Estados Unidos e vice-versa", disse o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, em coletiva de imprensa no ultima dia 22, após a reunião com membros dos dois países. Em tal reunião foi conversado mais sobre assuntos práticos para a consolidação do acordo, porem tudo indica que pode acontecer com o grande ganho dos EUA com o fim dessa burocracia investindo em um projeto para receber mais de 1 milhão turistas, já que essa foi a quantidade de pedidos de visto no ano de 2012.

Tudo indica que nos próximos meses esse acordo seja realizado enquanto isso, nós brasileiros ficamos aguardando e passando por todo um processo demorado de emissão de visto que leva meses e sai um tanto quanto caro, para que logo depois seja realizada a viagem e os gastos em território americanos sejam maiores ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário