sábado, 10 de novembro de 2012

Uma experiência divertida para sair à frente da concorrência

Fazer intercâmbio torna-se cada vez mais comum entre os estudantes brasileiros. O processo envolve viajar para outro país e vivenciar uma nova cultura. Parece tentador?

As vantagens de ter no currículo uma experiência como esta são infinitas. Além de ficar fluente em uma nova língua, fazer intercâmbio o faz ter sensibilidade à outras culturas, uma habilidade necessária para os jovens do século XXI.

Com dezesseis anos fui para à Flórida fazer o programa High School. Fiquei um ano em uma escola americana com todos os clichês possíveis. Líderes de torcida, futebol americano e bailes como o famoso “Prom” fizeram parte da minha rotina. Lá fiz muitos amigos e tive a oportunidade de conhecer estados como Texas, Louisiana, Mississippi, Alabama, Nova York e Massachusetts. Fui com uma mala e voltei com cinco. É assim que eu vejo a minha bagagem cultural depois dessa experiência, multiplicada por cinco.

Eu e minha irmã hospedeira


Com a grande procura pelos programas culturais a diversidade cresce. Hoje, existe um intercâmbio diferente para cada gosto. A viagem dos sonhos pode durar de um mês a quatro anos. As atividades também são abrangentes: Curso de línguas, Au pair ou programa voluntário são apenas algumas das opções. Além disso, financeiramente, fazer intercâmbio está mais acessível.

Para te ajudar a decidir qual a melhor opção, vale conversar com quem já fez para conhecer mais e tirar dúvidas. Porém, manter em mente que cada experiência é única e essencial. Deve-se embarcar nessa com a cabeça aberta para experiências novas e diferentes de tudo que tenha ouvido falar.

Passar por situações difíceis também faz parte. Minha primeira família hospedeira tinha muitos problemas, como um membro viciado em antidepressivos. Tive que encontrar uma nova família sozinha. Por isso, é importante viajar com agências de grande nome no mercado que tragam segurança para sua viagem.

O intercâmbio cultural é um investimento que nunca poderá ser furtado. As experiências de um intercambista ficam marcadas e trazem muitas vantagens no concorrido mercado de trabalho, seja qual for a área. Todos nós somos aprendizes e, de um jeito descontraído, o intercâmbio traz grandes ensinamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário