domingo, 11 de novembro de 2012

Alternativa ao trânsito.

O trânsito na cidade de São Paulo nunca da trégua, e para fugir dos congestionamentos dentro de transportes públicos e automóveis, a adesão aos transportes alternativos vem aumentando, e novos projetos estão sendo criados para cada vez mais estimular esse fenômeno.
O site http://cetsp1.cetsp.com.br/monitransmapa/agora/ informa em tempo real as áreas de lentidão no transito.

O principal transporte alternativo atualmente utilizado é a Bicicleta, em segundo lugar poderíamos listar o skate, contudo pelo Código de Trânsito Brasileiro o skate não é considerado veículo( mas o ciclomotor, motoneta, triciclo, quadriciclo e charrete são).

Está previsto no Código de trânsito brasileiro a infraestrutura necessária para o deslocamento dos ciclistas, que se consiste em ciclofaixas e ciclovias.A prefeitura de São Paulo também sinaliza ciclorrotas.

Ciclorrotas: (faixas sugeridas para trânsito compartilhado entre bikes e carros).Brooklin –(15 km); Butantã – (560 m); Moema –(6,5 km); Lapa - (18 km); Vila Mariana (10km);Mooca – (8km) .
http://www.estadao.com.br/especiais/2011/10/OE-ciclorrotas.pdf

Ciclofaixas: (faixa exclusiva para ciclistas). As Ciclofaixas de lazer foram desenvolvidas em São Paulo com a parceria do Bradesco Seguros e a prefeitura de são Paulo e funcionam aos domingos das 7h as 16h. Maiores informações: http://ciclofaixa.com.br/home/o-projeto/ Sul/Oeste (22,5 km);  Norte (4 km) ; Leste(7 km);  Paulista(2,5)/Centro (7 km) .

Ciclovias: (pistas separadas do tráfego).Ciclovia Caminho Verde -( 12,2 km); Ciclovia Adutora Rio Claro – ( 7,3 km);Ciclovia Sumaré – (1,4 km) ; Ciclovia Rio Pinheiros - (14 km)

A cidade de São Paulo também conta com bicicletários, onde é possível alugar e estacionar bicicletas.
O metrô disponibiliza em algumas estações. Veja a lista completa : http://www.metro.sp.gov.br/sua-viagem/bicicletas/bicicletarios.aspx
A CPTM também:
http://www.cptm.sp.gov.br/e_noticias/Campanhas/Bicicletario.asp

Além da economia de tempo que seria gasto no transito, a utilização de transportes alternativos traz outros inúmeros benefícios, como a economia de dinheiro que seria gasto com estacionamentos, combustível, IPVA, seguro etc. Passando menos tempo no trânsito o indivíduo se livra do stress de ficar parado nos faróis da cidade, faz exercício, o que traz benefícios a saúde e usa um transporte limpo, que não polui ainda mais o ar da cidade. "A utilização da bicicleta como meio de transporte não é um compromisso a mais para encaixar na agenda: passa a fazer parte da sua rotina, ocupando um tempo que antes era improdutivo e estressante."

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