terça-feira, 13 de novembro de 2012

Haddad, o alvo.


Fernando Haddad, no dia 28/10/12 venceu as eleições para Prefeito de São Paulo com 55,57% dos votos válidos. Ganhou por uma pequena margem de diferença de seu concorrente José Serra, sendo eleito com menos votos que o prefeito anterior Gilberto Kassab. A eleição de Haddad tirou o jejum do partido pela prefeitura, que estava a 8 anos nas mãos da direita. Segundo ele, foi eleito pela vontade de mudança do povo Paulistano.



Haddad diz em seu discurso que São Paulo não é conservadora, apenas estava no comando de uma força conservadora. Porém, as reações a eleição dele provam que grande parte é sim.
Presenciei a comemoração de sua vitória na avenida paulista, o quarteirão do prédio onde funciona a emissora gazeta, foi cercado para a segurança dos militantes, e lá foi feito o discurso do novo prefeito, ao lado de sua vice e companheiros de partido. Apesar de ser um momento pacífico, e de alegria para os presentes, parte de São Paulo não compartilhava do sentimento, e outra ainda manifestava revolta.



Carros passavam pela avenida, alguns com faixas com palavrões, outros com pessoas debruçadas com metade do corpo para fora do veículo, gritando coisas como " Petista tem mais é que morrer de fome." São Paulo estava dividida.
Fernando Haddad foi o candidato mais citado no Facebook durante as eleições, pode soar positivo mas a maioria dessas menções o relacionava com o mensalão. Foram criados jogos como "Angry Haddad" e "Missão Impossível"(publicados pela campanha de Serra) ambos satirizando o candidato.

Que Haddad é constante alvo de críticas, mesmo antes de tomar posse,  é notório. Diferenças mantidas, esperamos que essa revolta seja canalizada para fiscalizar o governo e cobrar as propostas.

Cresce a Procura de Empregos Através de Redes Sociais

Procurar emprego nunca foi uma tarefa fácil; normalmente as pessoas procuram em jornais, sites especializados e agências. Porém, muitas vezes esses meios são um tanto quanto burocráticos e outros até pedem uma “mensalidade” para que a pessoa possa receber via e-mail as vagas disponíveis. Atualmente um novo fenômeno vem mudando essa realidade, as redes sociais estão tomando cada vez mais espaço no ramo empresarial e também tornaram-se a mais nova ferramenta na busca de empregos.


As redes sociais já fazem parte do dia a dia da população. Seu impacto não abrange apenas a área do entretenimento, mas também a área empresarial servindo muitas vezes como instrumento de trabalho. Uma das vertentes desse uso é o fato de muitas empresas fazerem uso das redes sociais para entender melhor como funciona a mente de seus clientes e através disso escolher melhores estratégias de marketing que os atraiam. A outra vertente abrange os usuários dessas redes sociais que começaram a usá-las para fins profissionais, como por exemplo, procurar emprego.

Segundo uma pesquisa feita pela empresa de recursos humanos da Boucinhas&Campos 49% das pessoas, que pretendem mudar de emprego no ano que vem, usam as redes sociais para procurar emprego. Somente 22% não tem o costume de utilizá-las para procurar novas oportunidades. O Linkedin, citado por 72% dos entrevistados é a rede social mais utilizada para esse meio, em seguida vem  Facebook (56%), Twiter (23%), Google+ (20%) e blogs (19%).

Fonte da pesquisa: site G1

domingo, 11 de novembro de 2012

Alternativa ao trânsito.

O trânsito na cidade de São Paulo nunca da trégua, e para fugir dos congestionamentos dentro de transportes públicos e automóveis, a adesão aos transportes alternativos vem aumentando, e novos projetos estão sendo criados para cada vez mais estimular esse fenômeno.
O site http://cetsp1.cetsp.com.br/monitransmapa/agora/ informa em tempo real as áreas de lentidão no transito.

O principal transporte alternativo atualmente utilizado é a Bicicleta, em segundo lugar poderíamos listar o skate, contudo pelo Código de Trânsito Brasileiro o skate não é considerado veículo( mas o ciclomotor, motoneta, triciclo, quadriciclo e charrete são).

Está previsto no Código de trânsito brasileiro a infraestrutura necessária para o deslocamento dos ciclistas, que se consiste em ciclofaixas e ciclovias.A prefeitura de São Paulo também sinaliza ciclorrotas.

Ciclorrotas: (faixas sugeridas para trânsito compartilhado entre bikes e carros).Brooklin –(15 km); Butantã – (560 m); Moema –(6,5 km); Lapa - (18 km); Vila Mariana (10km);Mooca – (8km) .
http://www.estadao.com.br/especiais/2011/10/OE-ciclorrotas.pdf

Ciclofaixas: (faixa exclusiva para ciclistas). As Ciclofaixas de lazer foram desenvolvidas em São Paulo com a parceria do Bradesco Seguros e a prefeitura de são Paulo e funcionam aos domingos das 7h as 16h. Maiores informações: http://ciclofaixa.com.br/home/o-projeto/ Sul/Oeste (22,5 km);  Norte (4 km) ; Leste(7 km);  Paulista(2,5)/Centro (7 km) .

Ciclovias: (pistas separadas do tráfego).Ciclovia Caminho Verde -( 12,2 km); Ciclovia Adutora Rio Claro – ( 7,3 km);Ciclovia Sumaré – (1,4 km) ; Ciclovia Rio Pinheiros - (14 km)

A cidade de São Paulo também conta com bicicletários, onde é possível alugar e estacionar bicicletas.
O metrô disponibiliza em algumas estações. Veja a lista completa : http://www.metro.sp.gov.br/sua-viagem/bicicletas/bicicletarios.aspx
A CPTM também:
http://www.cptm.sp.gov.br/e_noticias/Campanhas/Bicicletario.asp

Além da economia de tempo que seria gasto no transito, a utilização de transportes alternativos traz outros inúmeros benefícios, como a economia de dinheiro que seria gasto com estacionamentos, combustível, IPVA, seguro etc. Passando menos tempo no trânsito o indivíduo se livra do stress de ficar parado nos faróis da cidade, faz exercício, o que traz benefícios a saúde e usa um transporte limpo, que não polui ainda mais o ar da cidade. "A utilização da bicicleta como meio de transporte não é um compromisso a mais para encaixar na agenda: passa a fazer parte da sua rotina, ocupando um tempo que antes era improdutivo e estressante."

sábado, 10 de novembro de 2012

Perdeu Playboy

Roubos e assaltos acontecem com frequência dentro do transporte público. O que fazer diminuir essa estatística?

As empresas responsáveis tem adotado novas tecnologias para prevenir assaltos e roubos como câmeras dentro dos ônibus, mas, apesar disso, a maioria desses ocorridos acontece pelo descuido dos passageiros nos pontos de ônibus, dentro das estações e do transporte.  Por isso é tão importante se prevenir e ter cuidado. 

É difícil encontrar alguém que pelo menos não conheça alguém que tenha sido furtado nos arredores ou dentro do metro, trem ou ônibus. A distração, falta de espaço e o cansaço dão deixa para os bandidos fazerem a festa com os passageiros. “Uma vez um cara colocou a blusa em cima do braço, para esconder e remexeu a bolsa de uma menina tranquilamente”, contou um passageiro, indignado com ato. Quando questionado sobre não ter alertado a vítima a resposta foi medo. Por fazer sempre o mesmo trajeto a maioria das pessoas tem receio em denunciar os mal feitores que rondam as linhas com frequência.



Atenção nunca é demais. Além ter sempre a mochila ou bolsa na frente do corpo, existem outros cuidados simples para evitar ser roubado. Quando estiver dentro do transporte, evite conversar sobre onde mora, trabalha, horário de entrada e saída pois estranhos podem ouvir. Mantenha contato visual com as pessoas ao seu redor, isso fará com que o bandido evite você.

Os objetos mais roubados são: carteira, celular e tocador de MP3. Todos esses geralmente ficam em bolsos externos de fácil acesso para o dono e para o ladrão. Deixe separado o dinheiro ou bilhete único para não abrir a carteira dentro do transporte coletivo, essa deve ficar no fundo da bolsa ou mochila.

As estatísticas sobre a segurança no transporte público são distorcidas devido ao fato de a maioria das vitimas não relatarem o furto ou fazerem o Boletim de Ocorrência. “Quando roubaram minha carteira eu carregava todos os meus documentos juntos, fiz B.O. e consegui refazer tudo de graça”. Declarou Marina, que é universitária.

A maioria dos roubos acontecem sorrateiramente, é difícil a vítima perceber a tempo de identificar o ladrão que geralmente encontra facilmente o que procura. Alguns segundos de distração podem gerar grande dor de cabeça no futuro.

Uma experiência divertida para sair à frente da concorrência

Fazer intercâmbio torna-se cada vez mais comum entre os estudantes brasileiros. O processo envolve viajar para outro país e vivenciar uma nova cultura. Parece tentador?

As vantagens de ter no currículo uma experiência como esta são infinitas. Além de ficar fluente em uma nova língua, fazer intercâmbio o faz ter sensibilidade à outras culturas, uma habilidade necessária para os jovens do século XXI.

Com dezesseis anos fui para à Flórida fazer o programa High School. Fiquei um ano em uma escola americana com todos os clichês possíveis. Líderes de torcida, futebol americano e bailes como o famoso “Prom” fizeram parte da minha rotina. Lá fiz muitos amigos e tive a oportunidade de conhecer estados como Texas, Louisiana, Mississippi, Alabama, Nova York e Massachusetts. Fui com uma mala e voltei com cinco. É assim que eu vejo a minha bagagem cultural depois dessa experiência, multiplicada por cinco.

Eu e minha irmã hospedeira


Com a grande procura pelos programas culturais a diversidade cresce. Hoje, existe um intercâmbio diferente para cada gosto. A viagem dos sonhos pode durar de um mês a quatro anos. As atividades também são abrangentes: Curso de línguas, Au pair ou programa voluntário são apenas algumas das opções. Além disso, financeiramente, fazer intercâmbio está mais acessível.

Para te ajudar a decidir qual a melhor opção, vale conversar com quem já fez para conhecer mais e tirar dúvidas. Porém, manter em mente que cada experiência é única e essencial. Deve-se embarcar nessa com a cabeça aberta para experiências novas e diferentes de tudo que tenha ouvido falar.

Passar por situações difíceis também faz parte. Minha primeira família hospedeira tinha muitos problemas, como um membro viciado em antidepressivos. Tive que encontrar uma nova família sozinha. Por isso, é importante viajar com agências de grande nome no mercado que tragam segurança para sua viagem.

O intercâmbio cultural é um investimento que nunca poderá ser furtado. As experiências de um intercambista ficam marcadas e trazem muitas vantagens no concorrido mercado de trabalho, seja qual for a área. Todos nós somos aprendizes e, de um jeito descontraído, o intercâmbio traz grandes ensinamentos.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Fim de visto pode estar próximo “é algo que estamos interessados”, diz Secretária de Segurança Nacional dos Estados Unidos



Brasil enviou para os EUA desde 2011 mais 1,8 milhões de turistas que gastaram em media R$10 mil reais por viagem. 


Brasil enviou para os EUA desde 2011 mais 1,8 milhões de turistas que gastaram em media R$10 mil reais por viagem. Fim do visto esta próximo, tal acordo depende do nível de rejeição ao vistos de brasileiros, hoje Brasil tem 3,8% de rejeição. O acordo consta de uma declaração conjunta de intenções assinada pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, e pela secretária de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Janet Napolitano. Segundo secretaria o fim do visto “é algo em que estamos interessados e vamos nos certificar de que isso ocorra, e vamos trabalhar nesse sentido”.


No mês de outubro foi realizada uma reunião em Washington para discutir a possibilidade de fim do visto obrigatório, caso a medida seja aprovada, o Brasil também poderá deixar de exigir o visto para a entrada de norte-americanos nenhuma decisão foi tomada ainda, porem os dados indicam que seria uma boa escolha para ambas as partes, já que o Brasil vem enviando muitos turistas para os EUA o que movimenta a economia principalmente a do setor de compras.

Em 2010, o visto americano passou a ter validade de 10 anos e não mais de 5 para viagens de turismo e de negócios realizadas por brasileiros. Já em janeiro, os EUA decidiram tornar mais rápida a concessão de vistos para brasileiros. Agora, menores de 16 anos, maiores de 66 anos e quem estiver renovando vistos de negócios e turismo (B1 e B2), trânsito (C1/D), estudante acadêmico (F) e estudante de escola técnica (M) com visto anterior expirado nos últimos 48 meses passarão por um processo simplificado, o que facilita ainda mais a concessão dos vistos.


“Não creio que haverá nesta rodada de conversas uma decisão sobre eliminação de vistos, mas [isso] foi fixado até como objetivo a ser perseguido, tendo em vista a avaliação positiva da presença brasileira nos Estados Unidos e vice-versa", disse o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, em coletiva de imprensa no ultima dia 22, após a reunião com membros dos dois países. Em tal reunião foi conversado mais sobre assuntos práticos para a consolidação do acordo, porem tudo indica que pode acontecer com o grande ganho dos EUA com o fim dessa burocracia investindo em um projeto para receber mais de 1 milhão turistas, já que essa foi a quantidade de pedidos de visto no ano de 2012.

Tudo indica que nos próximos meses esse acordo seja realizado enquanto isso, nós brasileiros ficamos aguardando e passando por todo um processo demorado de emissão de visto que leva meses e sai um tanto quanto caro, para que logo depois seja realizada a viagem e os gastos em território americanos sejam maiores ainda.

domingo, 4 de novembro de 2012

4 aplicativos que facilitam sua vida

Com o advento dos smartphones e da tecnologia 3G começaram a surgir os aplicativos de celular.
No início, esses aplicativos eram apenas para diversão como, por exemplo, jogos e editores de fotos. Aos poucos, redes sociais, jornais online e sites de busca conquistaram seu espaço nesse segmento.
Atualmente os aplicativos são feitos para facilitar a vida dos usuários, podemos acessar contas bancárias, ver programação de cinema, previsão do tempo, editar documentos, enviar e-mails e muito mais. Esse novo tipo de aplicativos, os aplicativos funcionais, são utilizados no dia-a-dia para suprir necessidades básicas de um jeito rápido, prático e com apenas alguns cliques.

O primeiro é o iTaxi BR, ele dá o valor de corridas de táxi em 50 cidades brasileiras, incluindo todas as capitais e o Distrito Federal. É só colocar o endereço de origem, o de destino e escolher a cidade. O aplicativo informa a distância a ser percorrida e quanto vai custar na bandeira um ou na dois. Está disponível para iPhone, iPod e iPad na App Store, e é grátis.


Quer um app que te ajude a dividir a conta em restaurante e barzinhos? O Passa Régua é o mais bem avaliado na App Store (iPhone, iPad e iPod) e no Google Play (Android 1.6 ou superior). É possível inserir ou remover a taxa de serviço, alterar seu valor e separar na divisão as pessoas que consumiram bebidas, sobremesas ou outros itens mais caros.

 
Já o Churrascômetro ajuda a calcular as quantidades necessárias de comidas e bebidas a serem compradas para um bom churrasco. Está disponível para iPhone e Android.


E para fechar nossa lista de aplicativos funcionais apresento para vocês o Tá Na Mão, que coloca nos smartphones e tablets um dos principais recursos de quem estuda para concursos: os simulados. Através dele, o usuário pode buscar um grupo de questões, continuar simulados já iniciados e acessar gráficos de desempenho. O aplicativo está disponível para Android e uma versão foi lançada recentemente para iPhone.


Já não é mais surpresa o fato de estarmos cada vez mais envolvidos com a tecnologia e tudo o que ela pode nos oferecer, cada vez mais aplicativos como esses tomarão conta do nosso dia-a-dia devido a nossa necessidade de realizar tudo de uma forma mais rápida e simples. Os aplicativos de celular deixaram de ser só uma forma de entretenimento e tornaram-se uma ferramenta indispensável para a vida de hoje em dia.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Última novela da rede Globo Avenida Brasil teve maior audiência de 2012 e grande influencia na vida dos brasileiros

Avenida Brasil tem a maior audiência de 2012, 72% dos televisores brasileiros estavam sintonizados no ultimo capitulo da novela global. Ruas e Avenidas sem transito, shoppings e cinemas que estariam lotados em uma sexta à noite estavam vazieis. Havia televisores ligados em casa, nos bares, nos restaurantes, todos de olho nos telões e nos celulares em bares, por exemplo, teve gente que pediu para trocar o som da banda pelo áudio da TV

A população se programou e se adiantou para que no horário da novela estivessem todos em casa, sentados em seus sofás com seus controles remotos na mão e de preferência jantados e bem confortáveis para assistir e descobrir os mistérios gerados pela trama das 21h.

A novela tem a capacidade de envolver, prender e conquistar seus espectadores sendo também uma grande influencia no cotidiano e na forma de viver da população. Novelas como Avenida Brasil da Rede Globo prenderam em casa ou adiantaram a vinda para casa de muitos ontem, dia 19 de outubro com a exibição de seu ultimo capitulo que desvendaria grandes mistérios desenrolados ao decorrer da trama como, por exemplo, o assassino de Max ou o fim da vila Carminha.


O que faz com que não só a grande massa da população, mas também as menores parcelas como a elite paulistana e a carioca se prendem e se deixem levar pelos conflitos fictícios das novelas? O que faz com que as pessoas vivam a vida dos personagens vibre e torça por eles?

Há uma tendência nas telenovelas brasileiras em apresentar ao público personagens com características ainda mais próximas da realidade, deixando de lado o tom exageradamente fantasioso e garantindo visibilidade para outra parcela da população que agora pode se ver na TV.

As novelas são entretenimento para boa parte da população proporcionando momentos de alegria e de identificação com a vida dos personagens, enquanto para outros são apenas momentos de descontração e distração. Em ambos os casos a novela toma conta de assunto de jantares, almoços ou reuniões familiares o que leva a vida desses personagens para dentro das casas brasileiras.

Boa ou não, não podemos negar a influencia das novelas na vida de todos os brasileiros, mas que poderíamos ter cinemas, bibliotecas, teatros, parques, museus mais cheios seria ótimo pra cultura da nossa nação.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

4G chega ao Brasil


Parte do Brasil deve ter acesso à conexão 4G até 2014, mas vai levar tempo para os brasileiros alcançarem a velocidade desfrutada pelos norte-americanos


Por Marina Mattos
4G é a quarta geração de telefonia móvel, que alcança velocidades próximas a conexões fixas. Existem ao menos duas tecnologias consideradas 4G: a WiMax e LTE (Long Term Evolution). A LTE está sendo implementada no Brasil. Dependendo do aumento da velocidade oferecida, será possível carregar vídeos em alta definição sem interrupções, podendo gerar novos negócios que estudem a nova velocidade móvel. Em resumo, o que a difere da 3G é que teremos uma conexão mais estável e com maior velocidade.
Quem quiser possuir a conexão 4G deverá comprar algum smartphone ou tablet que suporte-a nas frequências brasileiras. A terceira geração do iPad foi feita para funcionar em redes 4G no Canadá e nos Estados Unidos, que têm frequências diferentes da no Brasil. No entanto, o tablet pode se conectar a redes HSPA+ com velocidade de 3 Mbps, maior do que a 3G.
Apesar disso, a maior dificuldade na sua implantação seria o número de usuários. Inicialmente, a tecnologia seria voltada apenas para a classe alta. O aparelho com 4G é muito caro e a maioria dos brasileiros ainda não utiliza nem o pacote 3G. Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), 82,19% (159,8 milhões) dos dispositivos são pré-pagos. Sem muitos usuários, a 4G não deve operar na sua velocidade máxima. O funcionamento da rede é um processo de evolução.
Vivo, Claro, Oi e Tim foram as grandes vencedoras do leilão da 4G feito pela Anatel. O maior obstáculo dessas operadoras, na Copa de 2014, será quando centenas de milhares de turistas não tiverem acesso à conexão 4G, devido a tecnologia estrangeira não ser compatível com a brasileira. A única opção seria utilizar o HSPA+, que congestionaria a rede. Até abril de 2013 as empresas devem ter conexões 4G nas cidades-sede dos jogos da Copa. São elas: Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Já as sedes e sub-sedes da Copa do Mundo, como São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Manaus, Cuiabá e Natal, deverão ter cobertura 4G até o fim de 2014.
De acordo com o cronograma da Anatel, todos os municípios com mais de 100 mil habitantes terão sinal 4G até 31 de dezembro de 2016.
A operadora Claro disponibilizou no site a informação de que já foi iniciada a operação da nova rede em caráter experimental e assumiu o compromisso com a Anatel de instalar e oferecer planos até 2013 em outras cidades que vão sediar a copa, como Manaus, Cuiabá, Natal, Porto Alegre e São Paulo. Já as operadoras Vivo, Oi e Tim não apresentaram seus planos nos respectivos sites.
O Brasil sempre tenta acompanhar as novas tecnologias, mas será que estamos economicamente preparados para esse avanço? A nova rede depende de muitos fatores e tem funcionado nos países desenvolvidos. Porém, o alto custo que teria o acesso à este benefício deixa transparecer grande defeito para um projeto de país subdesenvolvido.